10 propagandas inteligentes em espaços públicos

Comercial do Airbnb no Super Bowl é um recado direto para a política de Donald Trump
15 de fevereiro de 2017
Erros, narcisismo e politicagem: ex-funcionários falam do Google
21 de fevereiro de 2017
Mostrar todos posts

O chamado marketing de guerrilha consegue ter um impacto positivo e viral por meio de soluções simples de design orgânico, sem nada muito absurdo, apenas inteligente. Muitos anúncios conseguem brincar com o ambiente onde estão inseridos e cativar a interação, o que já traz uma experiência do público com a marca em questão.

Se liga nestes exemplos:

1. Smart Ideas for Smarter Cities

A IBM usou recursos simples para não só chamar a atenção para seu projeto, como também auxiliar os pedestres a terem experiências melhores enquanto transitam. Desenvolvida pela Ogilvy & Mather da França, a campanha traz soluções úteis através de outdoors interativos, criando rampa no lugar da escada, um abrigo para chuva e até um banco, com a simples “dobra” do que seria um enorme papel. Circulando por Londres e Paris, ganhou fama na web e, consequentemente, conseguiu passar sua mensagem. A ideia era chamar as pessoas para compartilharem boas ideias no site do projeto People 4 Smarter Cities, focado em inovação.

 

 

2. Painel Purificador

Promovendo a Universidade de Engenharia e Tecnologia de Lima (UTEC), no Peru, a agência FCB Mayo teve uma ideia e tanto, que foi abraçada pelo cliente: criar um outdoor que purifica o ar. Segundo a universidade, a ação equivale a 1.200 árvores, alcançando um raio de até cinco quarteirões. Com a construção de um novo campus da Utec e o crescimento industrial no país, conseguiram criar um purificador de ar dentro da propaganda e, na tentativa de reduzir o impacto ambiental, se responsabilizar pela poluição gerada por suas obras. O outdoor foi elaborado com baixo consumo de energia, água 100% reciclável e processos termodinâmicos.

3. Bus Stop Derby

O Yahoo! conseguiu promover a política da boa vizinhança por meio de um joguinho em plena parada de ônibus. Em São Francisco, no Estados Unidos, foram colocados telas touch screen de 72 polegadas em 20 pontos de ônibus onde as pessoas podiam jogar, coisas como testes de conhecimento, em tempo real contra a galera de outros bairros. Chegando aos 100 pontos, poderiam escolher um bairro para receber uma apresentação do grupo OK Go.

 

 

4. Sun Smart

A agência Cooch Creative, de Perth, na Austrália, teve uma sacada inteligente para o SunSmart, programa de controle e combate do câncer de pele. Com a mensagem “cortar sua exposição ao sol é mais fácil do que cortar o câncer de pele. Protetor solar 30 FPS gratuito. Não há nada saudável no bronzeamento. Projeta-se de 5 maneiras contra o câncer de pele”, conseguiram chamar a atenção não só para o produto, mas uma questão de saúde pública, e ainda oferecer filtro solar gratuitamente.

 

 

5. The Gregory Project

O frio rigoroso impacta qualquer mortal, por isso é tão importante ajudar quem não tem um lar, especialmente durante o inverno. A Design Develop, que desenvolve projetos arquitetônicos na Eslováquia, transformou espaços de outdoors em abrigos para sem-teto junto com o projeto Gregory, focado em moradores de rua. A campanha impactou positivamente a vida das pessoas, seja na ajuda em fugir do frio e ter um lugar para descansar, como também na conscientização.

 

6. Moments of Warmth

Nesta campanha, a Duracell convoca os canadenses a se aquecerem juntinhos. Com rajadas de vento e tempestades de gelo, o inverno no Canadá não é nada fácil, então a agência Cossette desenvolveu em parceria com a marca um aquecedor público que só funcionava com a união das pessoas. Fazendo uso de um ponto de ônibus, a ação só funcionaria quando as pessoas dessem as mãos, gerando um circuito entre os símbolos positivos e negativos em ambos os lados do abrigo.

 

7. Adolescentes sem-teto

O abrigo Pathfinders, que tem duas unidades em Milwaukee, no Estados Unidos, constatou que cerca de 400 adolescentes estão desabrigadas e à procura de um lugar para dormir. Com apenas 16 camas de emergência para os jovens em abrigos, resolveram lançar uma campanha provocativa com a agência Servir Marketing para alertar o público sobre essa questão. Adesivos realistas de adolescentes dormindo no chão foram espalhados pela cidade, com a mensagem: “enquanto você está aquecido na cama, lembre-se que centenas de adolescentes não estão”. Acabou viralizando e aumentando as arrecadações do abrigo. 

 

8. Renovated Billboards

Focada em DIY (Do it yourself ou faça você mesmo), a rede de lojas de ferramentas OBI teve uma sacada bem criativa para se autopromover, com ação assinada pela agência Jung Von Matt. Com o questionamento de “como promover coisas que deixam as casas mais bonitas sem uma publicidade feia”, tiveram como resposta a renovação do antigo espaço para anúncio. Eles repaginaram pequenos fragmentos de algum edifícios na Alemanha, que acabaram ganhando destaque naturalmente. Nada que uma reforminha básica não resolva, não é?

 

 

9. Skate é #MinhaParada

No Rio de Janeiro, a Coca-Cola fez a alegria de muita gente ao instalar uma rampa de skate no Aterro do Flamengo por um dia. Assinada pela agência WMcCann, a campanha transformou a icônica faixa branca do logo da marca em linhas sinuosas da pista, para que o skatistas fizessem suas manobras. De uma maneira lúdica e divertida, conseguiu atrair os jovens para fora de casa e promover o esporte.

10. You’re Up

A campanha da Vitaminwater, água destilada com vitaminas, ervas e sabores, conseguiu levar energia para o público, literalmente. Em paradas de ônibus de Boston, Chicago, Los Angeles e Nova York foram colocados outdoors com entrada USB, assim todos podiam carregar seus aparelhos enquanto esperavam o transporte e ter uma interação com o anúncio, desenvolvido pela agência Crispin Porter + Bogusky.

 

Todas as imagens: Reprodução

Fonte: Hypeness

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *